<% myself = "Pioneiro do Mercado" %>

DR. THOMAZ CRUZ

Dr. Thomaz Cruz, atual Presidente da Concreto Redimix® do Brasil, foi um dos pioneiros a montar a concreteira denominada Usina Central de Concreto, em 1952, no bairro da Lapa, na capital de São Paulo. Diretor da Pedreira Morro Grande na ocasião, uniu-se a outros empresários do setor que tinham interesses direto no desenvolvimento desse mercado, como J.J. Abdalla, da Companhia de Cimento Perus.

A Usina Central de Concreto foi criada inicialmente para atender a necessidade imediata do mercado: o fornecimento de concreto para execução da Rodovia Anhanguera, importante via de acesso ligando a capital até a cidade de Jundiaí no Estado de São Paulo, primeira etapa da obra. "Não havia ainda a cultura do concreto usinado", diz Thomaz Cruz em entrevista a revista Engenharia.

A implantação da Usina Central de Concreto no início dos anos 50, no entanto, logo atraiu a atenção dos australianos – país onde iniciou-se a atividade – que passaram a controlá-la em 1954, através da Concreto Redimix® do Rio de Janeiro. "Para eles foi uma oportunidade para expandir suas atividades internacionais e, para nós, do consórcio de fundadores, uma garantia da continuidade das atividades e, consequentemente, do mercado para fornecimento de cimento e brita", explica Dr. Thomaz.

Aos poucos, o mercado para concreto usinado foi se desenvolvendo. A própria Redimix® instalou três novas usinas de concreto na Grande São Paulo (Vila Mariana, Santo André e Moóca), e, em 1957, ganhou seu primeiro concorrente, a Concretex, grupo controlado por empresários cubanos, já com atividades no México e Venezuela.

Posteriormente no Rio Grande do Sul, um grupo de empresários ligados aos segmentos de areia e cimento montou uma central de concreto nos mesmos moldes de São Paulo para fornecimento de concreto á obras da Ponte Regis Bittencourt (a ponte sobre o rio Guaíba).

Em 1964, no entanto, com a queda do mercado gerada pelo clima de instabilidade política e o movimento militar, apressou a decisão dos australianos da Concreto Redimix – que estavam "enxugando" sua estrutura em nível mundial – a deixarem o Brasil. Essa informação, é claro, chegou com antecedência aos ouvidos dos principais participantes desse mercado.

Dr. Thomaz Cruz que, com a Pedreira Morro Grande, continuava em todos esses anos como fornecedor regular de brita para a Redimix, assumiu o controle.

É dessa época, a inscrição 100% Brasileira, que figura no logotipo da empresa até hoje, sendo um dos diferenciais que ajudaram há atravessar mais de quatro décadas (a partir de 1964) até chegar á sua configuração atual, com 50 usinas, em 15 diferentes Estados Brasileiros.